|
A noite rende porque cada sala vira uma coreografia sua, e a mesma arena nunca é vencida duas vezes do mesmo jeito.
|
|
“O jogo é mais antigo que a cultura”, escreveu o historiador holandês Johan Huizinga no livro Homo Ludens, de 1938.
|
Huizinga defendia que brincar vem antes da regra escrita, e Hellsweeper parece concordar. O jogo dá as ferramentas, corrida, salto, lâmina e chama, e deixa você inventar a combinação.
O primeiro prazer é a sensação de voo. Correr pela parede e saltar sobre um demônio dá ao corpo uma liberdade que nenhum esporte de verdade entrega, e a mão de borracha de Botvinick explica por que o cérebro compra a cena sem desconto.
O segundo é a mão dupla. Usar uma espada na esquerda e fogo na direita obriga a cabeça a pensar em duas frentes, e no começo as mãos se atrapalham; algumas noites depois, elas trabalham juntas sem você perceber.
O terceiro é o chamado da arma. Arremessar a espada contra um inimigo distante e trazê-la de volta com a mão aberta cria um ritmo próprio, de lançar e recolher, que vira assinatura de cada jogador.
O quarto é a variedade das partidas. Como a ordem das salas e das melhorias muda a cada descida, você testa uma lança num dia e um machado com gelo no outro, e o jogo continua surpreendendo.
O quinto é o som. A lâmina zune no ar quando volta para a palma, o fogo estala no impacto, e o eco da arena de pedra devolve cada golpe com peso, o que faz o braço acreditar na espada.
O sexto é a dificuldade que cresce com você. Os demônios das salas mais fundas atacam em grupo, voam e arremessam fogo, e vencer uma sala que derrubou você três vezes seguidas traz uma alegria difícil de achar fora do videogame.
A primeira ressalva é o enjoo. Correr na parede e girar no ar confunde o ouvido interno, e quem é sensível sente tontura cedo; o jogo oferece opções de conforto, como vinheta (o escurecimento das bordas da visão durante o movimento) e giro em saltos.
A segunda ressalva é o cansaço. Os golpes pedem braço inteiro e sessões longas pesam no ombro, então vale fazer pausa entre as descidas e beber água.
A terceira ressalva é a curva de aprendizado. Nas primeiras partidas, a mão esquerda esquece o que a direita faz, e quem espera vencer logo pode se frustrar antes que o corpo pegue o jeito.
Vencidas as três, sobra a ilusão de Botvinick levada ao extremo: o cérebro aceita duas mãos de mentira e, de quebra, passa a acreditar que sabe andar pelas paredes.
|